TIPS AND TOOLS

Deixo-vos aqui uma lista daquilo que penso vos possa ser útil ao planearem uma viagem. São algumas dicas, links e ferramentas que por vezes uso. Espero que vos sejam úteis.

SAÚDE DO VIAJANTE - Vão ao CDC - "Center for Disease Control"  ver toda a informação de saúde relacionada com o destino da vosso viagem, basta seleccionar o país em causa na ferramenta de pesquisa. Aqui encontram informações sobre doenças, vacinas, cuidados a ter, etc... Aconselho uma vista de olhos antes de irem a uma consulta de medicina do viajante. Eu por exemplo uso doxiciclina (um usual antibiótico) em vez do comum mephaquin ou malorone para certos destinos com malária resistente a estes medicamentos ou para viagens mais longas seguindo uma sugestão do CDC que depois validei com o médico.



INFORMAÇÃO SOBRE PAÍSES - Para qualquer país que desejem visitar procurem o site oficial de turismo no Google usem: [nome do país] ministry of tourism ou official tourism website. Consultem o "The World Fact Book" da CIA para terem todas as informações sobre a história, povos, governo, economia, geografia, comunicação, transporte, etc, dos diversos países do mundo incluindo Mapas.  Para informações diversas sobre os países europeus incluindo turísticas podem ir ao portal Europa. Também podem encontrar no Portal das Comunidades uma lista completa de países com recomendações e contactos das embaixadas e consulados de Portugal e informações sobre vistos e segurança. Se se justificar dêem uma vista de olhos à CNN ou à BBC para saberem se algo de relevante está a acontecer no destino...


GUIAS DE VIAGEM - Os guias American Express (livros) têm bastantes fotografias e são bons para dar uma ideia geral rápida do que há para ver no destino. Os guias do Lonely Planet (livros) são bons para quem deseja ir à aventura sem tudo marcado. Têm uma versão online que acho pouco user friendly mas pode ser útil, como para o "quando ir", vejam Aqui. Também podem dar uma vista de olhos ao Tripadvisor, com informações, inclusivé sobre os hoteís. Ainda têm os sites dos países de que falei acima e podem ir ao Fodor, bom para restaurantes, a Wikipédia pode dar uma ideia resumida do país e características. Alguns guias têm itinerários sugeridos para x dias, que podem ajudar na triagem e a saber o "a não perder", a Amex tem alguns. Também podem querer dar uma vista de olhos ao World Heritage Map da UNESCO. Quando chego ao destino tento arranjar um mapa turístico e informação cultural no aeroporto ou no hotel para completar aquilo que tenha pesquisado antes de partir. Normalmente divido o que quero ver pelos dias de viagem deixando margem para ajustes.


VOOS - Para pesquisarem os melhores preços vão a Momondo, ao Skyscanner ou ao Rumbo, ao Tripadvisor e ao Expedia, ao E-dreams e agora também ao Google Flights. E se o preço for mesmo importante dêem também uma vista de olhos ao Low Cost Airline Guide ou ao Fly Low Cost Airlines. Em qualquer um destes sites ficam também com uma ideia das companhias aéreas que voam para o vosso destino se quiserem visitar as respectivas páginas. Para uma lista das companhias aéreas por região também têm o Skytrax ou vejam nos websites dos aeroportos de chegada quais as companhias que para ali voam. Basta irem ao Google e escreverem [nome da cidade e/ou aeroporto] airport website. Os sites dos aeroportos também são úteis pois dão informação de como ir para o centro da cidade e voltar ao aeroporto no regresso, etc. À chegada arranjem logo um mapa turístico, em princípio todos os aeroportos internacionais os têm assim como os hotéis. 


COMBOIOS - Sempre que tenho de viajar de comboio ou quero fazer algum percurso desta forma (pois há muita coisa que se perde quando só se voa e viajar de comboio às vezes é muito mais cómodo) vou ao Seat61. Este site tem imensa informação... basta procurarem por exemplo o país que vos interessa na listagem à direita e encontram praticamente tudo o que precisam saber... O site também tem informação sobre viagens de comboio entre diferentes países e alternativas combinadas com ferries qaundo é o caso... vale a pena visitar...



SEGUROS - Dependendo do tipo de viagem pode valer a pena fazer seguros especiais... Os seguros de viagem proporcionam atendimento médico, odontológico e jurídico e podem incluir também: seguro para acidentes pessoais; indenização por morte; remoção ou repatriamento por morte, enfermidade ou acidente; seguro por perda e serviço de busca e localização de bagagem; seguro de cancelamento de viagem, entre outros... Também vale a pena ver as condições dos vossos cartões de crédito pois normalmente têm cobertura para percursos pagos dessa forma.



BAGAGEM - Atenção que hoje em dia muitas companhias aéreas estão a criar uma série de restrições e taxas. Consultem o site da companhia aérea em que vão viajar para peso máximo das malas tanto de porão como de mão, assim como tamanho e quantidade de malas de mão que podem levar. Se quiserem vejam também se há refeições a bordo por vezes as companhias baixam o preço das tarifas mas depois cobram pela comida e bebidas a bordo. Procurem o site da vossa companhia aérea no Skytrax  ou procurem-na no Google.
Levem tudo o que seja essencial numa mala de mão para o caso da mala de porão se extraviar, o essencial pode incluir entre outras coisas o carregador do telemóvel, computador, máquina fotográfica, contactos da agência e seguros, etc. Identifiquem as vossas malas de porão com o vosso nome e contactos, incluisivé um e-mail, se se extraviarem é mais fácil encontrá-las. Não mandem para o porão coisas de valor mesmo que as malas estejam fechadas, transportem essas coisas convosco. Convém terem uma cópia do passaporte e vistos necessários guardada num local diferente de onde guardam o passaporte.


VISTOSAtenção que alguns países exigem vistos e por vezes demoram a atribui-los e muitas vezes os países exigem que tenha uma validade não inferior a 6 meses e um certo número de páginas em branco... Uns tempos antes da viagem vão ao site da embaixada ou consulado do país de destino que exista no vosso país para se informarem do que precisam, também podem ir ao site oficial de turismo do país de destino, no caso de serem portugueses podem dar uma olhadela à informação que vem no Portal das Comunidades. Atenção também que para países fora da UE têm de levar sempre um passaporte. As agências de viagens normalmente têm estas informações mas se viajarem por vossa conta já sabem... Informem-se para que não fiquem na fronteira e tenham de voltar para trás... Se isso acontecer tentem contactar a embaixada ou consulado talvez vos possam ajudar...


CONTACTOS IMPORTANTES - Em certos casos é especialmente importante levar os contactos das embaixadas ou consulados vão a Embassy Information para uma listagem das várias embaixadas no mundo... Os portugueses podem encontrar no Portal das Comunidades a lista destes contactos assim como uma série de recomendações por destino. Para a lista dos números de emergência de cada país vão Aqui. Há quem defenda que se devem colocar os números das pessoas a contactar em caso de emergência dentro do passaporte, parece-me uma boa ideia.



TELEFONES - Em geral a maneira mas barata de se falar ao telefone no estrangeiro sem contar com as conversas online via Skype, Facebook, etc, é usando um cartão SIM local . Normalmente todos os países têm cartões pré-pagos e podem adquirir-se logo no aeroporto. É simples e não custa quase nada e as chamadas para casa ficam mesmo muito baratas. Se quiserem podem pesquisar antes de viajar quais as companhias que existem no país de destino e fazer logo uma selecção de qual gostariam de utilizar podem ir Aqui . Se preferirem recorrer ao roaming convém informarem-se com o vosso operador se têm roaming activado e para o destino em causa e quais os tarifários... Atenção que ouvir as mensagens de voice mail conta como chamada... é melhor em certos casos desactivarem-nas ou não as ouvirem...


CHECKLIST - Para não se esquecerem de nada dêem uma vista de olhos ao site Travel Checklist. Tem várias secções que lembram ponto por ponto tudo o que têm de fazer e levar. A lista completa engloba a papelada a tratar, o que fazer para deixar a casa segura e o que levar incluindo roupa, artigos de higiene, medicamentos, equipamentos, etc...é uma boa ajuda para verificar que está tudo tratado ou até uma ajuda para planear a viagem.





INFORMAÇÃO METEREOLÓGICA - Podem ir a AccuWeather  ou a  The Weather Channel onde podem ver mais ou menos as temperaturas no destino e as previsões para os próximos 15 dias... Para compararem o tempo em duas localidades cliquem Aqui, onde podem ver se no destino está mais calor ou frio e ter uma ideia da variação de temperatura e chuva ao longo do ano. Para informação mais ligada a desportos naúticos vão ao WindGuru.  Se quiserem ver algumas webcams espalhadas pelo mundo vão a Live Weather Images.






HORAS - Para saberem as horas em qualquer lado do mundo vão a Time and Date. Hoje em dia muitos telefones permitem memorizar várias horas. O que faço normalmente é ter no telefone a hora do país para onde vou (convém confirmar à chegada) e a de casa. Se vou visitar mais de um país coloco essa hora também na lista de relógios...

                         LISBON    

Atenção que os bilhetes de avião estão sempre com a hora local ie hora de partida está no fuso horário do local de partida e a de chegada no fuso do local de chegada, cuidado e tenham bastante atenção com as horas já soube de pessoas que perderam voos por confusões com os fusos... Atenção também com a hora de chegada ao aeroporto e voos de ligação, convém dar umas horas de margem para atrasos e recolha de malas, controlo de passaportes e caminho até ao gate... iato sem falar no trânsito absurdo que há em cidades como Saigão, por exemplo... Cuidado também que algumas companhias podem fechar o check-in bastante antes do voo, informem-se e cumpram os horários dados pelas companhias...


CÂMBIOS - Sugiro o Oanda que tem várias funcionalidades e permite criar tabelas de conversão de bolso Aqui. Mas podem usar este que coloco em baixo basta seleccionarem as moedas colocarem o valor e clicar em converter.


Free Currency Calculator powered by CMS Forex. 


CONVERSORES DIVERSOS - Vão a Unit Converters para converterem tudo o que precisarem... Desde medidas de comprimento, temperatura, peso, energia, velocidade, dados, volume, tempo, pressão.... a tudo o que possam imaginar... É útil por exemplo para países que usam milhas, pés e para qualquer conversão que possam querer fazer mesmo que não em viagem... deixa converter por exemplo colher de sopa, chá, chavena, etc em ml, dl... Também podem usar o conversor de moeda deste site...




FOTOGRAFIAS - Se quiserem ir descarregando as vossas fotografias para um álbum web podem usar o Picasa Web Albuns. Assim as vossas fotografias estarão a salvo e podem inclusive irem-nas partilhando durante a viagem pois os álbums Picasa podem ser públicos ou privados. Há outras formas, como o Facebook, ou o Drop Box mas o Picasa é o que eu uso até porque é mais fácil para depois colocar as fotografias no Blog. Também sugiro que levem mais do que uma bateria para a máquina fotográfica assim enquanto uma carrega podem usar a outra...